.status-msg-wrap{display: none;}

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Relato sobre as ações na Secretaria de Educação - Caubí Torres

Chegando no último dia de 2015, hora de parar um pouco e refletir sobre o trabalho na Secretaria de Educação e Cultura de Apodi durante esse ano. Muitos foram os desafios a serem enfrentados ao longo do percurso. Meu primeiro desafio foi aceitar a missão dada pelo prefeito de coordenar os trabalhos da maior pasta do município que possui 520 servidores, que representa mais da metade de nossos servidores, 30 unidades de ensino e uma série de dificuldades históricas da educação brasileira. 

Vou enumerar algumas ações dentre as várias realizadas na pasta. Inicialmente recebi a tarefa de realizar a I CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, que foi a oportunidade de ouvir a sociedade, discutir e criar coletivamente o PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2015-2025), que em seguida foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Flaviano Monteiro. Tarefa que foi cumprida. Este plano permitirá repensar a trajetória da educação de Apodi na sua totalidade e projetar a década da educação, coerente com os anseios da população, alicerçado na conjuntura social, política, econômica e cultural nas esferas governamentais do país como um todo.

Para a Educação Infantil pudemos fazer a AQUISIÇÃO DE 10 BRINQUEDOTECAS para unidades escolares através de recursos do Programa Brasil Carinhoso do Governo Federal. Os projetos da Brinquedoteca Infantil têm o objetivo de oferecer um espaço na escola onde a criança possa brincar de forma livre, favorecendo o seu equilíbrio emocional e dando oportunidades à expansão de sua potencialidade. Essa ação proporciona melhoria na qualidade da educação das crianças. 

Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental continuamos com as FORMAÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC. O trabalho da secretaria, através da articulação da rede municipal de ensino, dos professores, coordenadores e orientadores de estudo desenvolve ações formativas, materiais didáticos, monitoramento e avaliações com o objetivo de alfabetizar todas as crianças com até 08 anos de idade. O trabalho do PNAIC também foi apresentado como exemplo a nível estadual. 

Conto como ponto positivo com melhoria significativa a CENTRALIZAÇÃO DOS RECURSOS DA MERENDA ESCOLAR, que antes era feita pelos diretores das unidades escolares e esse ano passou a ser feita pela SEMEC. Essa ação também teve reflexo positivo para a agricultura familiar do município que pode diminuir despesas por ter um único lugar para entregar seus produtos. Assim eles podem acessar com mais eficácia os recursos da venda de seus produtos através do cumprimento da Lei 11.947, de 16 de junho de 2009 que destina no mínimo 30% a compra da agricultura familiar. 

Conseguimos pela primeira vez, ter em nossos quadros uma COORDENAÇÃO DE CULTURA que vem contribuindo com os trabalhos de cultura no município e fazendo a articulação com os projetos educacionais da secretaria. Como resultado pode-se destacar o trabalho da representação dos valores culturais do município e apresentações do programa Mais Cultura nas escolas nos festejos alusivos a Festa de Padroeiro São João Batista. Através da coordenação de cultura e da parceria com a Associação Raimunda Dantas realizamos o I desfile cívico de 07 de setembro da gestão pelas principais ruas da cidade. Evento que teve aprovação pela comunidade apodiense. 

Como obra estruturante na educação foi entregue este ano o GINÁSIO DE ESPORTES DA ESCOLA LINDAURA SILVA no bairro COHAB. Em andamento e fase de finalização para ser entregue próximo ano temos a quadras nas escolas Veríssimo Gama, no bairro Bico Torno e Melancias e Soledade). Também foi dada reinício da Creche Modelo. 

Nos anos finais do Ensino Fundamental pude acompanhar nas escolas vários projetos de incentivo a leitura, de aprendizado, de lição de cidadania, de ações de cuidados com o meio ambiente, entre outros. Quero externar aqui o empenho das direções das escolas com suas equipes de professores e demais profissionais que deram suas contribuições para a nossa educação. 

Quero externar que as ações da Educação não ocorrem isoladas. Tudo o que foi feito é fruto de um trabalho em que contei com apoio e empenho de várias pessoas. Ao prefeito municipal professor Flaviano Monteiro pela confiança, a equipe da prefeitura tanto administrativa, jurídica e contábil, a todos os secretários municipais e seus adjuntos, que vez por outra, estamos precisando de cada um, a Câmara Municipal de Apodi no atendimento de nossa pauta de solicitações, ao Conselhos Municipal de Educação e Conselho do FUNDEB que têm nos ajudado bastante no rumo a efetivação das políticas públicas de educação, nosso agradecimento. A imprensa que tem nos ajudado a divulgar as ações realizadas na pasta. 

À equipe técnica, professores, coordenadores e demais colaboradores da SEMEC, Roberto meu adjunto, muito obrigado por tudo o que foi feito. Sei que a demanda de ações a serem realizadas na educação continua, mas estamos no caminho certo. E com a graças de Deus, chegaremos lá. 


Caubí Torres – secretário Municipal de Educação e Cultura de Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário