.status-msg-wrap{display: none;}

domingo, 19 de abril de 2015

19 de abril - Dia do Índio

Criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto de lei nº 5.540. Para compreendermos o dia 19 de abril, é necessário voltarmos um pouco no contexto histórico, em 1940. Nesse ano foi realizado na cidade do México, o primeiro congresso Indigenista Interamericano. No evento estavam presentes vários lideres governamentais dos países da América, e vários lideres indígenas convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias, pois estavam temerosos. Comportamento este, compreensível, pois há séculos os índios estavam sendo perseguidos, massacrados, e dizimados por seus colonizadores (homem branco). 

Após muita resistência, os indígenas resolveram participar depois de entenderem a importância do evento no contexto histórico. Essa participação ocorreu dia 19 de Abril, que posteriormente foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio. 

Neste dia, ocorrem em varias eventos em comemoração a este dia. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, apresentações teatrais os museus fazem exposições especiais, e os municípios organizam festa em comemoração. É importante ressaltar que ate nos dias atuais ainda existem descriminação com os índios, esquecem que o índio foi nossos primeiros habitantes e devemos respeito por essas pessoas simples. 
Continue lendo... http://www.suapesquisa.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário