.status-msg-wrap{display: none;}

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Inscrições abertas para a 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

 
Mais de 564 mil estudantes participaram da OBM em 2014 (Foto: Divulgação/OBM)

Todas as instituições das redes pública e particular podem participar. Os vencedores concorrem a vagas para representar o país em competições internacionais.

Já estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para a 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o país. A inscrição deverá ser feita unicamente pela escola, que designará um professor como coordenador responsável. O professor deverá preencher a ficha de inscrição aqui. As inscrições são gratuitas.

Como em anos anteriores, serão quatro níveis de participação: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3, enquanto os estudantes de graduação participam do nível universitário, que terá início posteriormente.

Criada em 1979, a competição envolveu em 2014 mais de 564 mil estudantes e seus professores. Este ano a prova da primeira fase será realizada nas instituições cadastradas na sexta-feira, 12 de junho, a segunda fase, também realizada nessas instituições ocorrerá na sexta-feira, 18 de setembro e a terceira e última fase nos dias sábado 17 e domingo 18 de outubro, em locais a serem definidos. Como premiação serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menção honrosa. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

A OBM é um projeto aberto a estudantes de todas as instituições de ensino brasileiras, sejam públicas ou privadas, abrangendo o ensino fundamental, médio e universitário. De acordo com o Coordenador-Geral da OBM, professor Carlos Gustavo Moreira, a competição tem o objetivo não somente de promover a melhoria do ensino de Matemática nas instituições e detectar talentos para a pesquisa científica como também de selecionar os estudantes que competirão representando o Brasil em olimpíadas internacionais do gênero.

Preparação

Com o objetivo de ajudar os estudantes e professores a se prepararem para as distintas fases da competição, a OBM disponibiliza material de estudo gratuito na sua página na internet, como a revista Eureka! além de vídeos com aulas preparatórias para a competição e um arquivo de provas de edições anteriores.

Os estudantes que participam da OBM podem também inscrever-se no programa de Polos Olímpicos de treinamento Intensivo (POTI), que visa a preparação intensiva para competições de matemática.

Mais informações aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário