.status-msg-wrap{display: none;}

sábado, 25 de julho de 2015

Analfabetismo: 13 milhões de brasileiros não sabem ler e escrever

SXC.hu
Treze milhões de brasileiros não sabem ler e escrever. O número representa 8,7% da população acima de 15 anos. Isso significa que o Brasil não vai cumprir um pacto internacional de reduzir pela metade o analfabetismo de adultos até o fim do ano.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Município de Alagoinha do Piauí (PI) é o recordista em número de analfabetos do Brasil. Por ser o Município com o maior número de analfabetos, no ano passado Alagoinha tinha também o maior número de alfabetizadores. Eram 42 professores, que ganhavam R$ 400 por mês, além dos oito coordenadores, que recebiam R$ 600 mensais.
O programa que libera as verbas para alfabetizar os adultos vem do governo federal, mas cabe ao Município acompanhar a aplicação do dinheiro.
Desistência
Em Alagoinha, 73% das crianças e jovens até 19 anos estão matriculados nas escolas, mas 18% dos alunos desistem antes de terminar o Ensino Médio. O trabalho no campo e o casamento tiram os adolescentes da escola antes de concluírem os estudos.

Pessoas que conhecem letras e números, mas não conseguem ler ou fazer contas são chamadas de analfabetas funcionais. Uma pesquisa mostra que esta é a condição de 27% dos adultos brasileiros.

Fonte: Agência CNM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário