.status-msg-wrap{display: none;}

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SONHAR COM ENSINO DE QUALIDADE


Mais um ano letivo está prestes a se iniciar e os mesmos problemas que envolvem a Educação se perpetuam sem visíveis soluções, já que o modelo de Ensino adotado tem servido mais como instrumento para a obtenção de conformidade social, preservação de metodologias ultrapassadas e improdutivas do que preparador para mudanças.

Isso ocorre porque a Escola é o elo conservador da sociedade como produto de ideologia explícita voltada a manter determinados padrões sociais. Uma sociedade dinâmica que busca o desenvolvimento requer outro tipo de Ensino e de Escola, porque ensinar é um estado latente de preparação para a vida.

Se os gestores da Educação insistirem em confirmar, sustentar e reproduzir um padrão de Ensino centrado em contexto injusto, valendo-se de soluções paliativas com possibilidades de esquecer sua real função socializante, serão incapazes de transformar a sociedade internamente. Devem abandonar a cultura do passado e adotar inovações para que Professores e Alunos possam enfrentar evoluções rápidas e novas tecnologias. Ao adotarem objetivos, metodologias e ações Docentes ultrapassados, alimentam o retrocesso cujo resultado induz à desintegração social, principalmente em países como o Brasil, que não se desvincula de modelo educacional falido e desconsidera a Educação como prioridade nacional.

Nada mudará se a proposta educativa servir como barreira a qualquer processo desenvolvimentista, social ou individual, insistir em ações que interfiram de maneira restrita ou quase nula em mudanças sociais. Se o mundo da Escola é universo subjacente, que rompe e ignora a inerência do homem, ao manter intacta a fórmula de comportamentos, tratará o Aluno como um ente a seu serviço, jamais como o princípio e o fim da Educação.

Verifica-se, salvo honrosas exceções, que o sistema de Ensino resume-se a um conjunto burocratizante de preceitos, técnicas e metodologias que não se unificam nem se integram. A adoção de Ensino que trata todos da mesma forma, quando o próprio estrato social os diversifica, serve mais para manter um sistema que se mostra discriminador e injusto, gerador de mais conflitos, propulsor de conformismo, acomodação, alienamento e desinteresse dos Alunos em relação à atuação Escolar.

A Educação mudará se seus agentes a tratarem como processo decisório e desobstacularizador de caminhos para novas gerações. Mesmo sem protótipos educacionais delimitados, Professores podem usufruir de relativa liberdade para redefinir valores e normas educativas com bases conscientes, corajosas, sistemáticas, amparadas em novas tecnologias, capazes de enfraquecer tradições arraigadas que entravam o evoluir do Aluno. Com tais posturas aliadas a mudanças expressivas nas bases pedagógicas e nos currículos das universidades na preparação de Docentes, poderá se sonhar com Ensino de qualidade.

(*) Professora e escritora 


Fonte: Zero Hora (RS) - Arlete Gudolle Lopes*

Nenhum comentário:

Postar um comentário