.status-msg-wrap{display: none;}

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE APODI-RN APROVA LEI QUE AUTORIZA O ENSINO DE ESPANHOL NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Na última sessão ordinária do período legislativo de 2013, (nesta quarta-feira, 11/12), a Câmara Municipal de Apodi-RN, aprovou por unanimidade, o projeto de lei Nº 092/2013, que tramitava desde 19 de setembro do corrente ano, de autoria da vereadora Soneth Ferreira (PDT), que dispõe sobre a inclusão da disciplina de Língua Espanhola na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino.

O referido projeto se deu como forma de atender à demanda dos professores de Língua Espanhola (particularmente devido à oferta do referido curso no Núcleo da UERN de Apodi) e também pelo fato do espanhol estar expandindo-se exponencialmente, sendo atualmente, considerada a segunda língua mais falada no Ocidente e a terceira no planeta, já superando os quatrocentos milhões de habitantes que a utilizam como língua materna, representados por mais de 20 países dos cinco continentes, além de diversos meios de comunicação (jornais, televisão e internet) que a retransmitem para todo o globo, inclusive nos EUA. 

No caso específico do Brasil, com o advento do MERCOSUL, aprender espanhol deixou de ser um luxo intelectual para se tornar praticamente uma emergência. Além do MERCOSUL, que já é uma realidade, temos ao longo de nossa fronteira um enorme mercado, tanto do ponto de vista comercial como cultural. Porém, esse mercado não fala nosso idioma. Com a exceção de três pequenos enclaves não hispânicos no extremo norte do continente (a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa) todos os países desse mercado falam espanhol. Mas, além da América do Sul, temos a América Central e o México onde também predomina o idioma espanhol. (SEDYCIAS, 2005, p. 35).

Desta forma, a vereadora Soneth Ferreira percebeu que não poderíamos ignorar a necessidade da aprendizagem dessa importante língua como instrumento de socialização e qualificação profissional, haja visto diversas empresas já exigirem o espanhol como pré-requisito de contratação, principalmente ligadas ao turismo com o advento da Copa do Mundo no próximo ano.

Outro fator que respaldou a importância desse projeto foi que já está em curso no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a oferta de livros de espanhol para o Ensino Fundamental de 6º a 9º ano, que estão sendo adquiridos e distribuídos pelo MEC desde 2011, já estando disponível para os alunos onde a Língua Espanhola é ofertada.

Também ressaltamos que nas escolas particulares do nosso município esta disciplina já vem sendo ofertada no Ensino Fundamental, o que incorre em uma concorrência desleal com os alunos da rede pública, além de uma maior dificuldade de adaptação ao Ensino Médio, onde também existe a oferta da Língua Espanhola.
Outro ponto que também merece relevância é o fato da implantação do Programa Mais Médicos, onde grande maioria dos profissionais vem de países que têm o espanhol, como língua oficial, facilitando assim a comunicação e a adaptação entre as diferentes culturas, haja visto que os aspectos culturais também são abordados pelos professores.

Assim, a vereadora Soneth Ferreira finaliza: “não podemos privar nossos estudantes de obter esse aprendizado, pois correríamos o risco de levá-los a perder diversas oportunidades, nos aspectos culturais, sociais e econômicos”.

GABINETE DA VEREADORA MARIA SONETH DA SILVA FERREIRA GOMES (PDT)
Mandato coletivo e participativo.
Fonte: Blog do Toinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário