.status-msg-wrap{display: none;}

quarta-feira, 23 de julho de 2014

CNM recomenda aos Municípios que conheçam mais sobre o projeto A Cor da Cultura

Divulgação
Diante da importância de educar para a convivência democrática, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda aos gestores municipais que conheçam mais sobre o projeto A Cor da Cultura.

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, que desenvolve material didático e realiza capacitações de professores e gestores da educação, com objetivo de contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 no sistema educacional brasileiro, inicialmente no ensino fundamental e agora também na educação infantil.
Em 2003, a Lei 10.639 introduziu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a obrigatoriedade do ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira.
Logo a seguir, a partir de 2004, começou a ser desenvolvido o projeto A Cor da Cultura, por meio de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir - Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial.
Fases do projeto
O projeto está em sua terceira fase de implementação. A primeira delas foi desenvolvida de 2004 a 2006, com a implementação do projeto em 31 secretarias municipais para atendimento do ensino fundamental. A segunda fase ocorreu em 2010 e 2011.

Nas duas primeiras fases, foram beneficiadas diretamente 71 secretarias municipais de educação em 13 Estados brasileiros. Entre professores, gestores, supervisores pedagógicos e especialistas dos movimentos sociais, foram diretamente capacitados 5.177 educadores e pelo mesmo 870.000 alunos foram beneficiados pelo projeto.
Na terceira fase em execução desde 2013, A Cor da Cultura está em implementação em 81 Municípios de cinco Estados: Espírito Santo - 14 Municípios -, Goiás - 5 Municípios -, Maranhão -16 Municípios -, Pará - 13 Municípios - e Rio Grande do Sul - 35 Municípios.
Site do projeto
A CNM recomenda aos gestores busquem informações sobre o projeto no site. No endereço eletrônico, os gestores poderão acessar os vários documentos de A Cor da Cultura, como o Marco Conceitual do projeto, e o Kit do programa, com os Cadernos do Professor e a Sala de Música.

Acesse aqui o site do A Cor da Cultura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário