.status-msg-wrap{display: none;}

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Secretaria de Educação e Cultura de Apodi realiza encontro com gestores e apoios pedagógicos das escolas para tratarem sobre a avaliação nacional da alfabetização – ANA e sobre o livro didático – PNLD





Neste dia 09 de junho de 2015 a Coordenadora da Educação do Campo e Orientadora de Estudos do PNAIC Maria Aleane de Morais Silva e o Coordenador do PNLD no município de Apodi e Orientador de Estudos do PNAIC José Nilson de Freitas, reuniram-se com Gestores e Apoio pedagógico das escolas municipais no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para tratarem de dois temas muito importante. 

O primeiro diz respeito ao acesso preliminar dos gestores municipais ao resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA. Os mesmos tiveram até o dia 12 de junho para acessar esse resultado. Os técnicos mostraram aos gestores como acessar o sistema, bem como, deve ser feita a análise dos resultados. A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, é uma avaliaçãorealizada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais – INEP, onde são avaliados os alunos do 3º ANO do Ensino Fundamental. São avaliados o quesito Leitura, Escrita e Matemática. Esses resultados são analisados e avaliados pelas equipes, gestoras, pedagógicas e pelos professores das escolas como o intuito de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos de 1º ao 3º ANO do ensino Fundamental. 

O outro tema a ser discutido pelos técnicos foi sobre o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2016 do Campo e das escolas Urbanas. Nesse sentido foi apresentado pelos técnicos Aleane e Nilson a sugestão de alguns critérios didáticos pedagógicos que deverão ser levados em consideração pelos professores na hora da escolha do livro didático. Esses critérios foram trabalhados inicialmente com os Apoios Pedagógicos das Escolas, os quais deverão trabalhar esses critérios com os professores nas escolas. Isso é de fundamental importância, pois o livro deve seguir alguns parâmetros didáticos pedagógicos para a escolha do livro didático, já que o mesmo é um instrumento utilizado pelo professor diariamente em sala de aula, ressalta o Professor Nilson Freitas, Coordenador do PNLD no município. Esses critérios foram baseados nos descritores da Provinha Brasil, instrumento de avaliação utilizado no 2º ANO, nos descritores da Avalição Nacional da Alfabetização – ANA, realizada no 3º ANO e nos descritores da Prova Brasil, realizada no 5º ANO do Ensino Fundamental. Nesse encontro contamos com a presença dos Gestores e dos Apoios Pedagógicos das Escolas Municipais e do Secretário de Educação e Cultura do município Caubí Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário