.status-msg-wrap{display: none;}

terça-feira, 23 de junho de 2015

Secretaria de Educação em parceria com a saúde promove encontro para merendeiras da rede municipal de ensino

A Prefeitura Municipal de Apodi através da parceria entre a secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Alimentação Escolar e CAE, realizou nesta terça feira, 23 de junho, no Centro Flor da Idade, um Encontro para Merendeiras e diretores da Rede Municipal de Ensino.

Pensando na saúde dos colabores da educação do município, o evento foi marcado pelo agendamento de exames laboratoriais no Centro de Saúde/SESP Apodi, além de aferição da pressão, bem como testes rápidos de glicose no local do evento, pelos Técnicos em Enfermagem Cristiano Marcos Marcolino e Alcivanira Pinheiro. O objetivo desse encontro foi de aproximar as merendeiras, ressaltar a importância do seu trabalho com relação à alimentação dos alunos, além de proporcionar momentos de cuidados à saúde dessa classe de colaboradores da educação do município.

O encontro contou com a participação da Terapeuta Ocupacional Dra. Antônia Jacimaria Melo Carvalho do NASF Apodi,que trouxe como contribuição o tema “Motivação e qualificação para o trabalho”, proporcionando momentos de socialização entre os participantes, além de técnicas de alongamento que podem ser realizadas no local de trabalho, a fim de prevenir doenças ocasionadas por esforço repetitivo.
Em seguida, o tema destaque foi “Uma visão prática do controle ao Diabetes Mellitus e seus riscos”abordado e discutido pela Enf. Esp. Elayne Coriolano de Almeida Costa,compreendendo o processo de viver com diabetes mellitus.

O evento contou com a presença da Nutricionista da Educação Dra. Luanda Mezaab, que destacou o tema “Abordagem Nutricional no Diabetes Mellitus”; orientou a cerca de ações necessárias ao bom estado nutricional, saúde fisiológica e como obter qualidade de vida através dos alimentos, além de prevenir e tratar complicações a curto e longo prazo, e doenças associadas ao diabetes.Participaram cerca de 60 pessoas entre merendeiras e diretores.

O Secretário de Educação Antonio Caubi Marcolino Torres, enfatizou sobre a importância do evento para as merendeiras, mostrando que elas são peças fundamentais para o bom funcionamento da escola.O trabalho foi dinâmico, e proporcionou momentos que realmente marcam a vida de quem diariamente trabalha cuidando da alimentação escolar, uma manhã proveitosa em que as merendeiras puderam levar para casa o conhecimento e ainda o estímulo.

Para o prefeito Flaviano Monteiro o trabalho de parceria entre as secretarias mostra que o trabalho em equipe contribui para uma gestão que leva em conta o trabalho coletivo que rende melhores frutos. 

Veja fotos: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário