.status-msg-wrap{display: none;}

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Começam as aulas do Mova-Brasil para redução do analfabetismo no RN

Neste ano, as turmas no estado devem reunir cerca de 3 mil alunos, divididos em 140 turmas. As aulas inaugurais serão realizadas até o próximo dia 21 de maio.


O projeto social Mova Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, começará as aulas inaugurais das turmas da 5ª etapa do projeto.

O projeto é desenvolvido há 10 anos pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, pelo Instituto Paulo Freire e pela a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Neste ano, as turmas no estado do Rio Grande do Norte devem reunir cerca de 3 mil alunos, divididos em 140 turmas nos núcleos de Natal, Santo Antônio, Macau, Mossoró, Areia Branca, Assu e Apodi. As aulas inaugurais das turmas deste ciclo serão realizadas até o próximo dia 21 de maio.

As turmas são organizadas em espaços da comunidade (como escolas, igrejas, associações e clubes) com formadores da própria comunidade que são capacitados e supervisionados por educadores do Instituto Paulo Freire.

A ação pedagógica dura aproximadamente 8 meses, e é desenvolvida por meio da imersão e da problematização sobre a realidade,  fundamentada nos princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site http://www.movabrasil.org.br/.

Índices

Mais de 586 mil moradores do estado do Rio Grande do Norte do com idade acima de 15 anos não sabem ler ou escrever. O número equivale a 18,5% da população do estado, de acordo com dados do censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparados os índices, o número ainda é quase o dobro da média geral do país que gira em torno dos 9,6%. Entretanto, o estado já registra avanços nos últimos 10 anos, período no qual a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de dez anos de idade foi reduzida em 6,9%.

Em 10 anos de parceria com a Petrobras, o Projeto Mova Brasil alfabetizou 172.476 mil brasileiros e brasileiras maiores de 15 anos. A previsão é que de 2013 a 2014 o Mova-Brasil alfabetize 31.550 mil pessoas, divididas em 1.262 mil turmas nos estados de Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro. Em 2013, 1.159 municípios em 10 estados brasileiros foram contemplados com o projeto.

O Mova-Brasil integra o programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. O programa deverá investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.


Sobre o Programa Petrobras Socioambiental

O Programa apoia iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas. Considerando o mesmo período do Plano de Negócios e de Gestão da Companhia, o Programa Petrobras Socioambiental 2014-2018 incentiva práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo.

Com o conceito Desenvolvimento Sustentável e Promoção dos Direitos, o Programa Petrobras Socioambiental apoia projetos com foco nas seguintes linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte. Seus públicos prioritários são as mulheres, negros, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais, povos indígenas, crianças e adolescentes e jovens. Para ampliar o alcance e o potencial de transformação dos projetos, foram definidos três temas transversais, relacionados às ações afirmativas ligadas à equidade de gênero, igualdade racial e inclusão de pessoas com deficiência.


Fonte: www.nominuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário