.status-msg-wrap{display: none;}

terça-feira, 22 de abril de 2014

Educação: Projeto na Modalidade EaD atende PcDs



Um projeto inovador no Brasil começa a mudar a vida de pessoas com deficiência em Campinas. Duas turmas com 8 alunos cada com idades entre 16 e 40 anos participarão da primeira etapa do curso de Ensino à Distância (EaD) "Capacitação em Gestão da Produção", na Casa da Criança Paralítica (CCP) de Campinas. Promovido pela empresa ThinkTech, que investiu mais de R$ 1 milhão no desenvolvimento da plataforma utilizada e na montagem da sala de aulas, o curso está dividido em quatro módulos: Nivelamento, com aulas de Língua Portuguesa e Matemática, Princípios da Administração, Matemática Financeira Essencial e Administração de Produção e Materiais. O objetivo do projeto é capacitar pessoas com deficiência física/motora e visual por EaD. A escolha por esses dois tipos de deficiência foi feita com base em dados do IBGE, que as aponta como as de maior ocorrência no país. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação - ITIC, do Ceará, com a coordenação de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa LCA Consulting, também cearense. Participam ainda pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Instituto Federal do Ceará (IFCE).

A Casa da Criança Paralítica de Campinas foi escolhida para sediar o projeto em razão da experiência com pacientes e a disponibilidade de espaço. As aulas acontecerão em dois dias da semana, em um local com dez computadores. Os alunos serão divididos em quatro turmas de oito integrantes e uma profissional da área de pedagogia acompanhará os estudantes.

A ThinkTech, multinacional que monta os notebooks Acer, Asus e Sony no Techno Park, em Campinas, investiu no projeto com o objetivo de desenvolver o mercado de usuários. Cerca de 40 profissionais (pesquisadores, professores e especialistas em informática) participaram do desenvolvimento do curso, desde pesquisas de requisitos específicos até os testes de verificação do produto final. Por mais de um ano, esses profissionais vem se dedicando à pesquisas de EaD, desenvolvimento de tecnologias assistivas, processos de aprendizagem para pessoas com deficiência e buscando as melhores plataformas de ensino e de técnicas de produção do conteúdo didático digital, também acessível.

A partir dos resultados com os primeiros alunos, outras ferramentas poderão ser desenvolvidas. A intenção é diminuir o abismo que existe na capacitação das pessoas com deficiências, a fim de que elas aumentem sua empregabilidade no mercado. Hoje, mais da metade dos deficientes em idade ativa está fora do mercado, e a causa maior não é a falta de vagas, já que a Lei de Cotas (8.213/91) garante a elas acesso a vagas de trabalho. De acordo com a Lei, as empresas precisam ter em seus quadros de funcionários um percentual mínimo de pessoas com deficiência.

Porém, dados do censo escolar do INEP, realizado em 2012, indicam que o universo de alunos matriculados em escolas públicas no país equivale a quase 41 milhões, sendo que destes, pouco mais de 600 mil são considerados alunos "especiais", ou seja, não chega nem a 2%.

Para Leonardo Castro, diretor da LCA Consulting, envolvida no projeto, "a principal questão é encontrar uma forma de aproveitar melhor essas pessoas, através das capacitações, levando o conhecimento até o deficiente através da educação à distância e atingindo o maior número de pessoas possíveis. É um desafio empolgante", ressalta.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ThinkTech, Flávio Salles, comemora a iniciativa da empresa. "Para nós é muito gratificante investir na capacitação diferenciada para pessoas com deficiência e perceber que estamos fazendo diferença. Não é apenas mais um treinamento, e sim, a oportunidade para desenvolver talentos e ampliar a empregabilidade usando alta tecnologia para PCD", afirma.

Para o presidente da Casa da Criança Paralítica, Jamil Khater, o projeto é um avanço para os pacientes. "Eles terão a oportunidade de participar de um curso inédito e ingressar no mercado de trabalho já capacitados para trabalhar em Gestão de Produção", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário