Um
projeto inovador no Brasil começa a mudar a vida de pessoas com deficiência em
Campinas. Duas turmas com 8 alunos cada com idades entre 16 e 40 anos
participarão da primeira etapa do curso de Ensino à Distância (EaD)
"Capacitação em Gestão da Produção", na Casa da Criança Paralítica
(CCP) de Campinas. Promovido pela empresa ThinkTech, que investiu mais de R$ 1
milhão no desenvolvimento da plataforma utilizada e na montagem da sala de
aulas, o curso está dividido em quatro módulos: Nivelamento, com aulas de
Língua Portuguesa e Matemática, Princípios da Administração, Matemática
Financeira Essencial e Administração de Produção e Materiais. O objetivo do
projeto é capacitar pessoas com deficiência física/motora e visual por EaD. A
escolha por esses dois tipos de deficiência foi feita com base em dados do
IBGE, que as aponta como as de maior ocorrência no país. O projeto foi
desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação - ITIC,
do Ceará, com a coordenação de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa LCA
Consulting, também cearense. Participam ainda pesquisadores da Universidade
Estadual do Ceará (UECE) e Instituto Federal do Ceará (IFCE).
A
Casa da Criança Paralítica de Campinas foi escolhida para sediar o projeto em
razão da experiência com pacientes e a disponibilidade de espaço. As aulas
acontecerão em dois dias da semana, em um local com dez computadores. Os alunos
serão divididos em quatro turmas de oito integrantes e uma profissional da área
de pedagogia acompanhará os estudantes.
A
ThinkTech, multinacional que monta os notebooks Acer, Asus e Sony no Techno
Park, em Campinas, investiu no projeto com o objetivo de desenvolver o mercado
de usuários. Cerca de 40 profissionais (pesquisadores, professores e
especialistas em informática) participaram do desenvolvimento do curso, desde
pesquisas de requisitos específicos até os testes de verificação do produto
final. Por mais de um ano, esses profissionais vem se dedicando à pesquisas de
EaD, desenvolvimento de tecnologias assistivas, processos de aprendizagem para
pessoas com deficiência e buscando as melhores plataformas de ensino e de
técnicas de produção do conteúdo didático digital, também acessível.
A
partir dos resultados com os primeiros alunos, outras ferramentas poderão ser
desenvolvidas. A intenção é diminuir o abismo que existe na capacitação das
pessoas com deficiências, a fim de que elas aumentem sua empregabilidade no
mercado. Hoje, mais da metade dos deficientes em idade ativa está fora do
mercado, e a causa maior não é a falta de vagas, já que a Lei de Cotas
(8.213/91) garante a elas acesso a vagas de trabalho. De acordo com a Lei, as
empresas precisam ter em seus quadros de funcionários um percentual mínimo de
pessoas com deficiência.
Porém,
dados do censo escolar do INEP, realizado em 2012, indicam que o universo de
alunos matriculados em escolas públicas no país equivale a quase 41 milhões,
sendo que destes, pouco mais de 600 mil são considerados alunos
"especiais", ou seja, não chega nem a 2%.
Para
Leonardo Castro, diretor da LCA Consulting, envolvida no projeto, "a
principal questão é encontrar uma forma de aproveitar melhor essas pessoas,
através das capacitações, levando o conhecimento até o deficiente através da
educação à distância e atingindo o maior número de pessoas possíveis. É um
desafio empolgante", ressalta.
O
diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ThinkTech, Flávio Salles,
comemora a iniciativa da empresa. "Para nós é muito gratificante investir
na capacitação diferenciada para pessoas com deficiência e perceber que estamos
fazendo diferença. Não é apenas mais um treinamento, e sim, a oportunidade para
desenvolver talentos e ampliar a empregabilidade usando alta tecnologia para
PCD", afirma.
Para
o presidente da Casa da Criança Paralítica, Jamil Khater, o projeto é um avanço
para os pacientes. "Eles terão a oportunidade de participar de um curso
inédito e ingressar no mercado de trabalho já capacitados para trabalhar em
Gestão de Produção", afirma.
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