.status-msg-wrap{display: none;}

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conheça os 8 hábitos comuns aos professores excepcionais

Professores que são melhores do que os outros profissionais da área de educação costumam ter alguns hábitos em comum. Veja quais são Professores excepcionais não se contentam com pequenos resultados

A grande maioria dos alunos consegue citar pelo menos um professor que tenha feito a diferença em sua vida, ou seja, professores que tenham sido excepcionais. Se você deseja ser um educador fora do comum, veja quais são as características que você deve desenvolver:

1 – Utilizar fontes confiáveis
Professores excepcionais não se contentam com as primeiras informações que eles encontram. Eles são persistentes e buscam a fonte mais confiável possível para utilizar essa informação em suas aulas.

2 – Adaptação
Nem sempre os métodos de aulas e a didática funcionarão perfeitamente. Por isso, é essencial que professores aprendam a fazer as adaptações necessárias em seus planos de aula e método de ensino.

3 – Boa comunicação
Para que um conteúdo seja passado de maneira clara e eficaz, é crucial que o professor tenha a habilidade de se comunicar bem. Se ele não consegue transformar conceitos e teorias em palavras, as aulas não serão boas.

4 – Planejar a partir de metas
O professor excepcional planeja as suas aulas com uma coisa em mente: os seus objetivos acadêmicos. Sabendo quais são as metas para as suas aulas, é mais fácil desenvolver planos que contenham o conteúdo necessário para que os objetivos sejam alcançados, tanto pelos alunos quanto pelo professor.

5 – Feedback
Independentemente da matéria lecionada, professores devem tentar ao máximo oferecer um feedback para seus alunos. Pelo menos uma vez por bimestre, é importante que ele converse com cada um dos estudantes e fale onde eles estão errando e quais foram os acertos. Esse tipo de atitude é essencial para o desenvolvimento acadêmico de cada aluno.

6 – Não se contentar
Professores excepcionais não se contentam com pequenos resultados: eles buscam por métodos melhores, soluções melhores, conteúdos mais completos, informações mais seguras, etc. Além disso, eles não têm medo de se arriscar e tentar algo novo.

7 – Mudar conceitos
Professores fora do comum não acham que suas ideias e opinião são absolutamente corretas. Eles entendem que alunos podem oferecer visões diferentes sobre um assunto e até uma nova maneira de pensar sobre algo. Por isso, é importante manter a mente aberta para novas ideias.

8 – Generalização
Pode até parecer óbvio, mas não é: alguns professores não conseguem ver seus alunos como indivíduos que possuem diferenças entre si e características únicas. Por isso, se você quer ser um professor excepcional, entenda que cada estudante possui um perfil diferente e necessidades individuais.


Fonte: http://www.universia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário