A etapa Nacional da 1º Conferencia Nacional sobre Transparência e Controle Social aconteceu em Brasília, nos dias 18 a 20 de maio de 2012, e foi à consagração dos resultados de 1.023 Conferências Municipais/Regionais, 302 Conferencia Livres, uma Conferência Virtual, 26 Conferências Estaduais e a Conferência Distrital.
Foram mais de 920 mil pessoas envolvidas, sendo 2.700 participantes da Conferencia Virtual; 153 mil participantes das Conferencias Presenciais – realizadas em 2.750 municípios, que representam 49% dos municípios brasileiros; e mais de 767 mil pessoas mobilizadas em 14 Programas/Atividades Especiais.
Nesta etapa participaram 1.500 pessoas, sendo a maioria de delegados eleitos nos estados, por segmento – sociedade civil, poder público e conselhos de políticas públicas, que foram a Brasília para representar a população de suas localidades e priorizar às 80 diretrizes/propostas que farão parte de uma agenda de prioridades para o país e irão subsidiar a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Com a realização da 1º Conferência Nacional os temas as propostas debatidos poderão se transformar em políticas públicas, projetos de lei e passar a compor agendas públicas municipais, estaduais e nacionais, sendo fundamental o engajamento de todos para que tenhamos êxito na consecução desses resultados.
A Conferência Nacional foi um marco na vida pública do país e certamente contribuirá para o processo de consolidação da democracia brasileira e para a melhoria da gestão pública, pois é primeira vez que um conclave dessas dimensões se dedica ao debate especifico de temas como transparências, Controle Social, Fiscalização de gastos Públicos e Prevenção e Combate a Corrupção, trazendo a sociedade para colaborar na identificação dos problemas e no desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas para essas questões.
Durante os três dias em Brasília, os delegados presentes à conferência resumirão, em 80 propostas, as mais de 20 mil sugestões discutidas e aprovadas ao longo das conferências preparatórias. Essas propostas estão distribuídas em quatro eixos temáticos: “Diretrizes para prevenção e combate à corrupção”; “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”; “Promoção da transparência pública, acesso à informação e dados públicos”; e “Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle”.
Para participar da 1º Conferência Nacional o município de Apodi/RN, conseguiu ser representado com 3 vagas de delegados eleitos através de voz e do voto na Conferência Estadual. Tendo sido eleito o Técnico da Secretaria Municipal de Educação, Lindomar Carlos para representar o poder público, e o atual Secretário de Bem Estar Social Marcilio Reginaldo para os Conselhos de Políticas Públicas e a Psipedagoga do Cras Sara Leny representando a Sociedade Civil.
Alguns Registros!!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário