.status-msg-wrap{display: none;}

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Secretaria de Educação e Cultura realiza o Seminário de Encerramento da 2ª etapa do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou o Seminário de Encerramento da 2ª etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com o tema “Alfabetização: compartilhando experiências, refletindo a aprendizagem das crianças”. 

A programação aconteceu durante todo o dia da última sexta (05/12) no Hotel e Churrascaria Apodi onde foram expostos as atividades e projetos desenvolvidos nas salas de aula das escolas que tem turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, público alvo do Pacto.

A 2ª etapa do PNAIC teve início em março deste ano com foco na disciplina de Matemática e desenvolveu trabalhos em 5 eixos: Números e Operações, Grandezas e Medidas, Pensamento Algébrico, Espaço e Forma e Tratamento da informação. Durante esse período, de 17 a 21 de novembro, as escolas do Campo realizaram amostras dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade e especialmente para a família dos alunos. 

De 24 a 28 de novembro, o mesmo aconteceu nas escolas da Cidade com a participação da equipe do PNAIC local composta pela coordenadora Cecy Fernandes e os orientadores de Estudos, Nilson Freitas e Aleane de Moraes.

No Seminário de Encerramento, as apresentações culturais foram feitas pelos alunos das escolas e núcleos participantes. As crianças deram um show com dança folclórica, peça teatral, poesias, rima com geometria, coreografias e cantaram o Hino de Apodi na abertura do evento. 

Nas apresentações orais, os professores compartilharam as experiências trabalhadas e vividas na sala de aula explorando a disciplina de matemática por meio de fotos, vídeos e explicações.

O prefeito Flaviano Monteiro esteve presente no Seminário e mostrou-se satisfeito com os resultados trazidos pelo PNAIC. A secretária de Educação Mara Duarte agradeceu a gestão municipal por disponibilizar tudo o que foi necessário para o bom andamento do Pacto em Apodi e confirmou a certeza do objetivo foi alcançado. 

A coordenadora Cecy Fernandes, ao fazer uso da palavra, expressou a satisfação de trabalhar com formação de professores, relatou os desafios enfrentados e ressaltou o apoio constante e certo da Prefeitura e da Secretaria de Educação.

O encerramento da 2ª etapa do PNAIC no Estado do Rio Grande do Norte acontecerá em Natal nos dias 15, 16 e 17 deste mês e a representante do município de Apodi para este evento é a professora alfabetizadora Gercina Gomes, docente do 3º ano do Núcleo V na comunidade de Carnaúba Seca – Educação do Campo.

Estavam presentes no evento: vice-prefeito José Maria, adjunto de Educação Caubi Tôrres, secretário Samuel Nogueira, vereadores Genivan Varela e Chico de Marinete, o cantor Roberto Cruz, no momento de acolhida. 

Cerca de 100 pessoas prestigiaram e participaram do Seminário de Encerramento entre professores alfabetizadores, apoio pedagógico das escolas, gestores, representantes de conselhos escolares, representantes de pais e os alunos que realizaram as apresentações culturais.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário