.status-msg-wrap{display: none;}

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Município de Apodi avança no resultado do IDEB

"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." (Aristóteles) 

Inicialmente agradecemos a todas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Apodi, a todos os estudantes, pais, servidores, pessoal de apoio, Equipe Pedagógica, Professores, em fim a todos que estão imbuídos nessa árdua missão tão importante de educar pessoas e qualificar para o futuro pessoal e profissional. Retomando a citação de Aristóteles, entendemos que o trabalho de crescimento é demorado, gradativo e árduo, porém os resultados aparecem a longo prazo com o desenvolvimento intelectual, social, cultural e profissional dos nossos alunos.

Nessa perspectiva expressamos aqui, nossa confiança com os bons resultados obtidos pelo nosso município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IBED, cujo objetivo é medir a qualidade da educação dada as Escolas do Brasil. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo da Educação Básica realizado todos os anos e médias de desempenho na avaliação da Prova Brasil.

Sobre o nosso município, este tem avançado e conquistando seu lugar de destaque, principalmente no desempenho dos alunos e turmas do 5º ano do ensino fundamental. Desde que foi criado em 2005, podemos observar que o nosso IDEB só tem crescido, inclusive alcançando hoje dados que só eram projetados para 2017. Em 2005, no primeiro resultado obtivemos a média 3,5 nos anos iniciais do ensino fundamental, em 2007 atingimos a média 3,7 ultrapassando assim a meta projetada para esse ano que era de 3,5. Em 2009 saímos de 3,7 para 4,5, mais uma vez superando a meta que era 3,9. Em 2011 conseguimos superar mais uma vez a meta, chegando a 4,8, cuja a meta era 4,3. Em 2013, ano da primeira gestão do prefeito Flaviano Monteiro conseguimos mais uma vez ultrapassar os limites projetados pelo INEP. Chegamos ao índice de desenvolvimento 5,0 na qual a meta era 4,6. Em 2015 foi medido o índice da qualidade da Educação do nosso município e mais uma vez conseguimos superar os valores projetados pelo INEP. Chegamos a marca de 5,3 cuja meta era de 4,9 para 2015. Ultrapassamos assim, a meta de 2017 que seria uma meta projetada para atingirmos 5,2. 
Sabemos que todo esse esforço não é mérito somente da gestão, mas de todos que estão inseridos nesse contexto, visto que, a educação não é feita somente por aqueles que estão exercendo um cargo público, mas sim, a educação é feita a muitas mãos. É de responsabilidade da União, dos Estados e Municípios em parceria com os Conselhos Municipais de Educação, pais de alunos, alunos, professores, servidores, enfim por todos que compõe a comunidade escolar juntamente com o poder público.

Nesse entendimento, nosso trabalho está sendo pautado no zelo pelo dinheiro público e respeito ao bem comum, visando primar pela qualidade da educação e melhoria do processo ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Com esse intuito, acabamos com o déficit de carteiras nas escolas, acabamos com o pau de arara no transporte escolar, dando mais segurança aos nossos alunos que são transportados diariamente para as escolas, construímos quadras de esportes nas escolas Veríssimo Gama e Lindaura Silva, estamos construindo a escola do polo Góis com recursos próprios, estamos dando continuidade a construção da Creche modelo no bairro Cruz de Almas, equipamos a educação infantil com Brinquedotecas, dentre outras ações que visam a melhoria da qualidade da educação em nossa cidade.

Reconhecemos que não conseguimos atingir os resultados esperados nos anos finais (9º ANO) do Ensino Fundamental, no entanto, reafirmamos o compromisso de continuar contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

Por fim, parabenizamos todas as escolas da rede municipal de ensino que conseguiram atingir e até superar a meta projetada pelo INEP em 2015. Parabenizar também toda a comunidade escolar que com muito esforço e dedicação estão dando o melhor de si para fazer da nossa educação uma educação de qualidade.

Antonio Caubi Marcolino Torres
Secretário Municipal de Educação e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário