Foi realizada hoje (01/07) a Terceira Conferência Municipal de Saúde de Apodi. Com a coordenação de Dr. Genilson Gurgel, os trabalhos foram iniciados às 08 horas com o acolhimento de todos, formação da mesa solene com autoridades e execução dos Hinos Nacional e Municipal.
A Secretária Municipal de Saúde “Dra. Ítala Sena” foi a primeira a fazer uso da palavra e disse: “Precisamos defender o SUS. São momentos como esse, que tornam-se históricos na vida da gente”. A mesma teve de quebrar o protocolo com a surpresa da chegada do Secretário Estadual de Saúde, “Dr. Domício Arruda”.
Dra Ítala disse ainda: “o SUS nos orgulha muito, pois todos nós somos usuários e precisamos discutir as melhorias que o SUS pode nos oferecer”.
A Prefeita “Goreti Pinto”, também fez uso da palavra e agradeceu a presença do Secretário estadual de Saúde “Dr Domício Arruda” em seguida declarou aberta a Terceira Conferência Municipal de Saúde de apodi.
Depois, foi a vez de Domício Arruda fazer uso da palavra e convidou os Apodienses a participarem da Conferência Estadual, que será realizada em setembro próximo.
O Secretário Arruda também falou da falta de recursos na saúde do estado e divulgou alguns números percentuais para o público presente. Ele disse também, que mesmo diante das dificuldades, o governo quer atender aos municípios e que a prioridade é atender a saúde na rede de materno infantil.
Domício falou ainda da emenda 29, que está para ser aprovada e que não terá importância para os municípios. “Por isso, temos que melhorar a assistência médica, mas não melhoram os recursos e, precisamos de investimentos”, disse o Secretário.
Dra. Salete Cunha também fez uso da palavra e disse estar orgulhosa de participar da Conferência, pois a mesma é filha de Apodi e agradeceu pelo convite.
Dr Klínger, chefe de gabinete do município também falou da experiência vivida e convivência com o SUS, tanto com o ex ministro Temporão quanto com Padilha e comentou, que Temporão havia falado: “avançamos em quantidade, mas não em qualidade”. Com a qualidade avançando também, com certeza o povo passa a acreditar mais na saúde pública.
A apresentação cultural ficou por conta do cordelista Janailson Cardoso, que apresentou versos falando da importância do SUS no Brasil.
No horário matutino, ainda houve: Primeira Mesa Redonda, com o tema: Apodi usa SUS na Seguridade Social, conferencista – Dr Ivanildo Lima.
Segunda Mesa Redonda, com o tema: SUS – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro, conferencista – Dra. Salete Cunha.
No horário da tarde, grupos foram formados e discutiu-se vários assuntos relacionados às necessidades do povo, para se ter melhor qualidade de vida.
Houve as apresentações de várias propostas a serem encaminhadas e depois a eleição de escolha dos delegados para participarem da VII Conferência Estadual de Saúde.
Os delegados escolhidos, foram: Rokátia Kleânia, Gilberto de Oliveira, Nêmora Martins, Pedro Júnior, Mônica, Ribamar, Maiara, Damião, Bruno, Ítala Sena, Genilson e Jairo.
Fonte: Erivan Morais
Nota do blog: A 3º Conferência Municipal de Saúde de Apodi foi um sucesso e nesse evento estava presentes representantes de vários segmentos de nosso município e, atualmente as conferências são realizadas a cada quatro anos e, que elas tratam de discurssões de propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e, principalmente ao SUS. As conferências são espaços importantes e que servem para analisar os avanços e retrocessos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário