.status-msg-wrap{display: none;}

segunda-feira, 5 de março de 2012

(FORMAÇÃO PELA ESCOLA) UMA FORMAÇÃO PELA CIDADANIA


Participar do FormAção pela Escola é integrar uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados à educação. O resultado será a elevação do desempenho dos programas e ações do FNDE em todo o território nacional, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino e do Índice de Desenvolvimento da Educação –IDEB.

A expectativa é que o programa FormAção pela Escola prepare cidadãos que atuem em parceria com o governo, de modo a buscar a melhoria da escola, facilitando o acesso, a permanência e o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos matriculados nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Esta é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Você pode contribuir com essa ação e participar ainda mais do cotidiano de sua comunidade exercendo o controle social por meio da atuação nas ações e programas do governo federal, assegurando uma melhor aplicação de recursos destinados à educação Lembre-se: as ações e os programas financiados pelo FNDE, somados ao projeto pedagógico, ao Plano de Desenvolvimento das Escolas e ao Plano de Ações Articuladas da educação do seu município podem transformar a educação em nosso país.

O que é o FormAção pela Escola?
É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Quem pode participar?
Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR-Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação–CMM; Conselho Escolar–CE; Conselho de Alimentação Escolar–CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social–CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Como é o FormAção pela Escola?
O FormAção pela Escola é organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um módulo de competências básicas, com a temática “FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, pré requisito para os outros seis módulos temáticos (PDDE, Pnate, Pli, Pnae, Fundeb e Prestação de contas), que são escolhidos conforme o interesse e a necessidade do cursista ou do grupo de cursistas. Cada módulo de 40 horas é realizado em duas fases: fase presencial, com oito horas, e fase a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e máximo de 45. Os encontros presenciais seguem o cronograma definido pela Tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias.

Como são a avaliação e certificação do curso?
A avaliação dos cursistas é feita de duas formas: autoavaliação e avaliação realizada pelo tutor . Caso seja obtida a nota mínima de 60 pontos, o certificado de conclusão do curso é concedido ao cursista.

Como é o material didático utilizado?
O curso conta com material didático em versão on-line, disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle), e versão off-line, em CD-ROM ou outro recurso midiático. Este material é complementado por módulos de estudo, cadernos de atividades e vídeos que auxiliam o cursista e o tutor na condução das atividades pedagógicas, também disponíveis na Internet em www.fnde.gov.br, em Formação pela Escola/Consultas

Que apoio tem o participante durante o curso?
O cursista é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem, realizado pelo tutor do FormAção, que desempenha o papel de orientador técnico e pedagógico na fase presencial e na de educação a distância. Além disso, o programa conta com a equipe gestora estadual ou distrital, que monitora e avalia as atividades de tutoria e os resultados de execução após o curso.

Quando será o curso?
As inscrições estão a sua disponibilidade e se inscreva imediatamente. Participe! Mais informações sobre o programa Formação pela Escola pelo o e-mail lindomarcarlos01@hotmail.com, ou por meio da Coordenação Municipal do programa na Secretaria Municipal de Educação do município com o Tutor Lindomar Carlos.


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimular você a contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Por isso, esta implementando o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE (FormAção pela Escola), em parceria com os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário