.status-msg-wrap{display: none;}

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CONFERÊNCIA ESTIMULA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO CONTROLE SOCIAL



ASCOM-FNDE (Brasília) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou nesta quinta-feira, 19, da penúltima reunião de organização da etapa nacional da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial). Com o tema A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública, a 1ª Consocial será realizada no período de 18 a 20 de maio, em Brasília, e tem como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
A conferência é uma realização da Controladoria-Geral da União (CGU) e teve etapas preparatórias em todo o Brasil, o que mobilizou mais de 1 milhão de pessoas que serão representados por cerca de 1,2 mil delegados na etapa nacional.
Comissão – A Comissão Organizadora Nacional (CON) da conferência é composta por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas e presidida pela diretora de prevenção à corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Vânia Vieira. Essa comissão foi responsável pela definição do número de delegados para cada etapa, dos eixos temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências.
Com a realização da 1ª Consocial, as propostas apresentadas em todo o processo conferencial subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e, até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional. Mais informações no portal do evento http://www.consocial.cgu.gov.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário