A Educação Municipal em Apodi/RN avançou mais que a brasileira nos últimos anos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Apodi chegou a 5.7 nos anos iniciais do ensino fundamental, meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2019. Esse indicador supera a média nacional, que é de 5.0. Os números são de 2011.
“É um excelente resultado, levando em consideração a evolução do ensino fundamental de Apodi, que apresentou crescimento maior que no país. Nos anos finais em 2009 a nota obtida foi 4,8, e em 2011 saltou para 5,7, um avanço muito significativo”, constatou Izauro de Oliveira, secretário Municipal de Educação.
Todas as escolas municipais de Apodi apresentaram os índices acima da média projetada para o ano de 2011. Entre as escolas municipais, a Escola Municipal 12 de outubro conquistou índices elevados com a melhor média de 5,7 pontos, acima da meta projetada de 4,7 pontos para 2011. De acordo com Izauro de Oliveira, o crescimento dos indicativos está associado à política de investimentos em educação, a melhoria das taxas de alfabetização, a formação continuada e a valorização dos servidores.
“Esse ótimo resultado é fruto de um trabalho conjunto, desenvolvido por todos os profissionais da Escola Municipal 12 de outubro e estimulado pela nossa prefeita que implantou o Plano de Cargos e Carreira de todos os servidores, salários em dia, descentralização da merenda escolar, fardamento escolar e etc. Agradecemos aos servidores pela dedicação que reflete nos índices alcançados”, declarou entusiasmada Dilma Viana, gestora da escola, reforçando que os indicadores podem ser mais satisfatórios se as famílias se aproximarem das escolas e acompanharem de perto o desempenho dos filhos.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado para medir a qualidade de cada escola e rede de ensino. Ele é medido a cada dois anos, representado numa escala de zero a dez. A finalidade é que o Brasil tenha nota 6 em 2022, média esta que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
O indicador é calculado através dos resultados da Provinha Brasil, aplicada no 5° e 9° ano, e da taxa de aprovação escolar. Assim, para que o IDEB de uma escola cresça é necessário que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
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