.status-msg-wrap{display: none;}

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jardim de cactos se encontra em fase de conclusão

26/11/2012 - O artista Claudio Sena está contribuindo com sua arte, reproduzindo as famosas pinturas rupestres do Lajedo de Soledade, nas pedras do Cactário.
Jardim de cactos se encontra em fase de conclusão
                                    Claudio Sena reproduzindo as pinturas rupestres no cactário
  
 A idéia do cactário surgiu em 2010 quando o diretor Marcos Oliveira sugeriu a criação de algo permanente na área à frente do Câmpus, após a desmontagem do presépio natalino feito pelo professor Nilton Xavier. A parte estrutural está sendo finalizada. Com a intervenção do artista local Claudio Sena em algumas pedras, fica faltando apenas a fixação dos bancos com mosaicos representando a fauna local. Não foi iniciado ainda o inventário florístico que catalogará as coleções de plantas, mas Nilton Xavier assegura que já existem mais de sessenta espécies entre plantas de pequeno, médio e grande porte.   

Conheça mais sobre o artista Claudio Sena:

05.jpg

Claudio José Alves de Sena, natural de Soledade, município de Apodi/RN, nasceu em 06/02/1977, porém, pela certidão de batismo veio ao mundo oficialmente em 25/12/1977. Morou por seis anos no Sítio Lagoa do Clementino, conhecido também como “Poço do Isauro” e regressou definitivamente após esse breve período a Soledade.

      Seu contato com as pinturas rupestres do Lajedo de Soledade ocorreu ainda criança quando admirava os “letreiros” e ouvia os mais velhos dizerem que eram pinturas feitas pelos “índios” há 300 anos. Em 1991, geólogos auxiliados por um projeto financiado pela PETROBRÁS, entre os quais, Eduardo Bagnoli, começaram a visitar a área do Lajedo e isso despertou no menino Claudio o interesse em conhecer mais sobre a região. Desconhecia as ações anteriores do pároco de Apodi  Pe. Pedro Neefs e de Maria Auxiliadora (Dodora), advogada apodiense, ambos defensores iniciais da preservação dos “antigos letreiros do Lajedo”, no passado, invariavelmente ameaçados pela extração da cal e pelo desconhecimento popular. Lembra que à época foram realizadas palestras para a comunidade de Soledade explicando sobre os benefícios posteriores consequentes da salvaguarda daquele conjunto ímpar de testemunhos culturais e naturais do Neolítico. Uma das primeiras iniciativas do projeto foi a seleção e capacitação de “guias-mirins” e a construção de um museu para exposição de artefatos arqueológicos recolhidos nas áreas delimitadas pela maior concentração de vestígios humanos. De um grupo inicial formado por 30 a 40 meninos, continuaram apenas 11, Claudio seria um deles e logo começou a atuar com guiamentos pelo Lajedo, atividade que desenvolve ainda hoje juntamente com a produção artesanal.

06.jpg       

O menino Claudio cresceu, casou e teve dois filhos, tornou-se servidor da Prefeitura  de Apodi trabalhando meio expediente como auxiliar de serviços diversos na Escola Municipal Francisco Targino da Costa em Soledade, atividade conciliada com o serviço de orientador turístico, buscou no artesanato uma alternativa para complementar a renda mensal pois somente o salário de servidor e os guiamentos irregulares não eram suficientes para sustentar a família.
        
O envolvimento definitivo com a arte foi resultante de um contato com o artista plástico Ricardo Veriano entre 2003-4, quando nesse período, foi sugerido aos moradores de Soledade, através de oficinas, a pintura de réplicas das imagens rupestres do Lajedo visando criar um produto diferenciado, com identidade regional. Claudio não foi dos primeiros a se envolver com o fazer artesanal, só começou a praticá-lo quando as primeiras desistências surgiram. O suporte empregado para suas criações são rejeitos de pedras calcárias descartadas pelas caieiras que atuam há décadas na região para a produção da cal. Se especializou na produção de objetos utilitários e decorativos como chaveiros, porta-lápis, pesos de papel e pedras ornamentais de pequenas e médias dimensões. 

04.jpg       

Internalizou de modo admirável e reproduz em suas peças um repertório particular constituído pela maioria das imagens presentes nos painéis rupestres originais do Lajedo descritas em detalhes pelo artista/artesão, alternadas eventualmente por criações próprias resultantes de combinações entre imagens já existentes, entretanto, as figuras da arara e do sol são preferenciais. O primeiro trabalho de sua carreira em grandes dimensões foi realizado em novembro de 2012 interferindo artisticamente em cinco pedras dispostas na área do Cactário do IFRN à frente do Câmpus Apodi. 
        
Numa comunidade sem tradição artesanal, atualmente, Cláudio é um dos raros artesãos que ainda mantém o trabalho iniciado no referido contexto da década de 1990, combinando a produção artesanal com os guiamentos no Lajedo. Essa continuidade é justificada por ele como uma paixão, um forte envolvimento pessoal que o vincula diretamente à história do Lajedo e da própria comunidade de Soledade onde vive. Além da pintura rupestre contemporânea  produz em menor quantidade cabaças pintadas e chocalhos.

Fonte: http://portal.ifrn.edu.br/ por Claudio Sena e Nilton Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário