.status-msg-wrap{display: none;}

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rede Estadual de Educação fica acima da média nacional na escolha do livro didático


A Rede Estadual de Educação finalizou o processo de escolha do livro didático para os próximos três anos. Mais de 94% das escolas do Ensino Médio participaram do processo que vai beneficiar aproximadamente 129 mil alunos. O processo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação, e é realizado a cada três anos com o objetivo de selecionar o material a ser utilizado nos três anos seguintes. 

A escolha é feita por professores pertencentes ao quadro de funcionários das escolas dentro de suas respectivas áreas de atuação de forma coletiva, transparente e com professores bem informados. A Secretaria de Educação (SEEC) realizou, durante o mês de maio, capacitação para os professores por meio de seminários, discussões em grupo, encontros e fornecimento de manuais para orientação.

Para a secretária de educação do Estado, Betânia Ramalho, a participação do professor no processo é fundamental, mas para isso é preciso capacitá-lo em função da importância da escolha. "Nosso objetivo é contribuir com informações importantes para que o professor faça a melhor e mais eficiente escolha, sobretudo no aspecto pedagógico". Afirmou a secretária.

Durante os encontros foram definidos os critérios necessários para uma escolha com qualidade no sentido de ajudar professor e aluno na organização do ensino e da aprendizagem. Entre os principais estão: seleção de conteúdo adequado a realidade da escola, a sequência de apresentação de conteúdos obedecendo à progressão de aprendizagem planejada pela escola, o conjunto dos conteúdos e o tratamento didático adequado ao aluno, a linguagem clara e precisa, o texto acessível, apresentação de atividades favoráveis a compreensão e a contribuição com o trabalho do professor.

 De acordo com Erileide Rocha, coordenadora do PROLER e das bibliotecas escolares, o processo de escolha do livro didático representa muito mais que uma simples seleção de livros. "A formação do jovem depende das escolhas que ele faz na vida. Dentre essas escolhas estão a escola e o livro didático".

O registro da relação dos livros foi feito por meio da internet, no portal do FNDE, pela direção das escolas. Para realizar o trabalho o diretor de cada escola assinou um termo de compromisso e cadastrou um CPF para receber um código de segurança. 

291 escolas da rede estadual participaram do processo de seleção do livro didático, representando 94% do total. As poucas escolas que não participaram receberão o material de acordo com seleção do MEC que faz uma análise do quantitativo escolhido. Os livros com maior número de escolhas são enviados a essas escolas. A média nacional de participação foi de 88%.

O material deverá ser entregue até o dia 31 de janeiro de 2012 com duração de uso até dezembro de 2014. A utilização pelo aluno é feita de forma progressiva. O aluno recebe o material da série que vai cursar e recebe o da série seguinte, ao se matricular na nova série, devolvendo o da anterior. A quantidade a ser enviada a cada escola é feita com base no senso escolar.   

Fonte: DIRED EM AÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário