.status-msg-wrap{display: none;}

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO

PRESIDENTE DA CAPES ELOGIA TRABALHO DESENVOLVIDO PELA UAB NA ABERTURA DE EVENTO


Edifício-sede da Capes em Brasília/DF
Nos dias 18 e 19 de novembro, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília/DF, aconteceu o Encontro Nacional de Coordenadores e Mantenedores de Polos da Universidade do Brasil (UAB), que teve como objetivo a discussão de temas relacionados a Educação a Distância e a apresentação do Diretor Geral de Educação a Distância, João Carlos Teatini.
Uma das pautas do encontro foi discutir a institucionalização da EaD no Brasil, abordando a expansão e qualidade do ensino no Sistema Universidade Aberta do Brasil. Também foi alvo de discussão os novos parâmetros para a elaboração dos critérios do edital para o futuro processo seletivo de coordenadores de polos.
Segundo informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes,  o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães afirmou na abertura do encontro (dia 18), que o sistema tem atuado de forma direta nos maiores desafios educacionais do país. “A UAB tem sido o instrumento, por meio do qual temos avançado cada vez mais no enfrentamento da qualificação da educação básica e da valorização dos professores”, explicou.
Presidente da Capes, Jorge Guimarães, e Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim, participam da abertura do encontro (Foto: Edson Morais – CCS/Capes)
O Diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, ressaltou em sua fala o caráter integrador da UAB, o qual alinhou o programa aos objetivos previstos na constituição Federal do País. Além do mais, disse que “o número de polos tende a crescer no ano de 2014, almejando-se atingir os 800 polos em todo o país. Atualmente, há aproximadamente 700 polos ativos, sendo 400 com classificação AA, ou seja, polo com padrão CAPES e sem necessidade de infraestrutura”.
Segundo Teatini, o objetivo do encontro é reunir o que houve de melhor na série de encontros regionais, realizada em 2013 pela diretoria. “Cada um dos encontros nos trouxe grandes aprendizados e por isso, hoje, neste evento estamos concluindo uma etapa e inaugurando um novo processo, uma nova fase, na qual a educação básica do Brasil sairá muito mais fortalecida”, explicou.
Um dos representantes da região Nordeste foi o professor Romualdo Carneiro, coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira/RN, que na ocasião fez uso da palavra e questionou o sistema de financiamento aos polos. Aproveitou a ocasião e  solicitou mais ação e articulação da UAB/CAPES junto ao Ministério da Educação e ao FNDE, no tocante aos projetos de ampliação dos polos, os quais estão inseridos no PAR e no PAC2. Também, o referido coordenador, solicitou rapidez na liberação de fomento para as Unidades Executoras dos Polos, do Programa Dinheiro Diretas na Escola (PDDE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário