Alunos da Escola Municipal 12 de Outubro |
Alunos Participantes do pacto da Escola 12 de Outubro |
Coordenadora Cecy Fernandes realizando a formação |
Coordenadora e os professores |
Professora Aline e Orientador Nilson da Escola Lindaura Silva |
Formação do professores |
Alunos da Escola Municipal Lindaura Silva |
Professora Verônica da Escola Mira Selva e Orientador do Pacto Nilson |
Professora Verônica da Escola Mira Selva e Orientadora do Pacto Aleane |
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC é um acordo firmado entre Governo Federal, Governos Estaduais, Distrito Federal e Prefeituras Municipais. O mesmo tem a finalidade de enfrentar um dos maiores desafios da educação brasileira: A Alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização, ou seja, alfabetizar as crianças de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, até os 8 anos de idade. Para isso, o PNAIC envolve as seguintes ações:
·
Formação
continuada dos professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
·
Distribuição
de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e
tecnologias educacionais;
·
Avaliação
sistemática de aprendizagem das crianças;
·
Gestão
educacional, controle social e mobilização.
No
Estado do Rio Grande do Norte temos como Instituição Formadora a Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a qual é responsável pela formação dos
Orientadores de Estudo.
No
Município de Apodi temos como Coordenadora do PACTO a Professora Cecy Fernandes
de Souza Valério e como Orientadores de Estudo os Professores Formadores José
Nilson de Freitas e Maria Aleane de Morais Silva. Atendemos uma demanda de 52
Professores alfabetizadores e os apoios pedagógicos das escolas municipais,
relata a professora Cecy Fernandes.
Em
nosso município o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, teve início
dia 22 de abril de 2013, quando na oportunidade tivemos a abertura na Casa de
Cultura e contamos com diversas atividades. O início da formação aconteceu nos
dias 23, 24 e 25 de abril de 2013, onde trabalhamos com os professores
alfabetizadores os seguintes temas: Currículo no ciclo de alfabetização:
ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças; Educação Especial, com
a técnica da Secretaria Municipal de Educação Maria Adriana de Souza;
Alfabetização e Letramento no Campo: desafios e perspectivas; Avaliação no
Ciclo de alfabetização e o tema Direitos de Aprendizagem. Foram desenvolvidas diversas
atividades, como: Leitura Deleite, estudo dirigido de textos, apresentação de
trabalhos entre outras.
A
segunda formação se deu nos dias 30 e 31 de maio de 2013, no Auditório da
Secretaria Municipal de Educação. Os temas em pauta foram: Planejamento de
Ensino, Direitos de Aprendizagem em História, Recursos Didáticos, Rotinas de
Aprendizagem numa perspectiva de letramento. As Orientações encaminhadas para
serem desenvolvidas em sala de aula pelos professores alfabetizadores foram:
Elaboração dos perfis das turmas e dos alunos, elaboração do calendário
sociocultural da Escola e o relatório das atividades desenvolvidas em sala de
aula.
Nesse
direcionamento, visando diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos
professores alfabetizadores na sua prática docente iniciamos o Monitoramento no
dia 06 de maio de 2013 em diversas Escolas da Zona Rural e Urbana do município.
Nesse monitoramento são observados diversos critérios tais como: Perfil das
turmas, perfil dos alunos, utilização dos recursos didáticos pelo professor, o
trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a utilização dos livros do PNBE
(Programa Nacional de Biblioteca nas Escolas), também é observado o ambiente
escolar, se o mesmo oferece um ambiente alfabetizador, entre outros critérios,
relata os orientadores de Estudo Aleane Morais e Nilson Freitas.
Portanto,
para dar suporte a todo esse trabalho, contamos com o apoio incondicional do
Prefeito Flaviano Moreira Monteiro, da Secretária Mara Marlizete e do seu
Secretário Adjunto Pedro Bandeira, sendo que, por meio desse apoio tivemos
condições de realizar os Encontros de Formação mesmo sem o envio pelo
Ministério da Educação do material destinado a formação dos professores
alfabetizadores. O referido material foi providenciado em tempo hábil pela
Secretaria Municipal de Educação e disponibilizado para os Orientadores de
Estudo e Professores alfabetizadores.
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