.status-msg-wrap{display: none;}

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Prefeitura de Apodi inicia entrega de brinquedotecas para alunos de Educação Infantil


A Prefeitura Municipal de Apodi através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura inicia a partir de amanhã (05/08/2015) a entrega de 10 Projetos A Brinquedoteca Infantil e 02 Projeto Pilares da Educação para os alunos de Educação Infantil através de recurso do Programa Brasil Carinhoso do Governo Federal.

Sobre o Brasil Carinhoso – apoio às creches
Voltado para a primeira infância, o Programa Brasil Carinhoso tem o seu desenvolvimento integrado em várias vertentes e uma delas é expandir a quantidade de matrículas de crianças entre 0 e 48 meses, cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) em creches públicas ou conveniadas.

O apoio financeiro é devido aos municípios (e ao Distrito Federal) que informaram no Censo Escolar do ano anterior a quantidade de matrículas de crianças de zero a 48 meses, membros de famílias beneficiárias do Bolsa Família em creches públicas ou em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas com o poder público.

O projeto de aquisição das brinquedotecas partiu do Prefeito Flaviano Monteiro e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Apodi pela importância do mesmo que visa melhoria na qualidade da educação infantil.

O Projeto Pedagógico A Brinquedoteca In­fantil foi criado com o objetivo de oferecer um espaço na escola onde a criança possa brincar de forma livre, favorecendo o seu equilíbrio emocional e dando oportunida­des à expansão de sua potencialidade.

O ato de brincar é natural na vida das crianças e desenvolve a sua inteligência, cria­tividade e sociabilidade. O projeto busca, então, proporcionar o acesso a um número maior de brinquedos, dando a oportunidade para que as crianças aprendam a jogar e a participar.

O Projeto Pedagógico A Brinquedoteca Infantil busca incentivar a valorização do brinquedo como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social e para isso traz diversos livros­-brinquedo, jogos educativos, brinquedos pedagógicos e CD’s com cantigas de roda, todos acondicionados num lindo baú plás­tico.

A Brinquedoteca Infantil fornece também, cenários onde as brincadeiras podem se desenvolver de acordo com a vontade e a imaginação das crianças. Um túnel lú­dico em forma de centopeia, uma fantoca com bolinhas, um tapete em vinil com o alfabeto estampado e um escorregador de plástico resistente, seguro e de fácil mon­tagem são os cenários onde as crianças realizarão as suas brincadeiras com con­forto e segurança.

Escolas contempladas com o Projeto A Brinquedoteca Infantil
1. E. M. Fco Alcivan Pinto
2. E. M. Prof. Veríssimo Gama
3. E. M. Raimunda Florêncio
4. E. M. Fco Targino da Costa
5. E. M. Isabel Aurélia Tôrres
6. E. M. 12 de outubro
7. E.M. Lindaura Silva
8. Creche Sonho de Criança (02 unidades)
9. NÚCLEO III – UNIDADE XXIII – ISAURO CAMILO DE OLIVEIRA

Além das 10 brinquedotecas, ainda foram adquiridos dois Projetos Pedagógicos Os Quatro Pila­res da Educação que é o instrumento ideal para praticar o citado relatório de Delors. Nele, o educador encontrará esses meios de facilitar o conhecimento do aluno na medida em que seu interesse aumenta, e permitir que o educador traga para o ambiente escolar vários temas, servindo como oportunidades para que os alunos possam dar voz às suas dúvidas e à sua visão de mundo, alcançando o pleno de­senvolvimento do educando, convidando crianças a se aventurarem no mundo dos livros. Num universo de cores, números, histórias, informações, um convite para atrair os olhares dos pequenos para essa gostosa brincadeira.

Escolas contempladas com o Projeto Os Quatro Pilares da Educação
1. Creche Sonho de Criança
2. E. M. Lindaura Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário