.status-msg-wrap{display: none;}

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Projeto Cisterna nas Escolas capacita profissionais da área da educação em temas voltados para a convivência com o Semirárido








Terminou neste dia (31/07/2015), o Curso de Gerenciamento dos Recursos Hídricos Escolar (GRHE), do município de Apodi/ RN, dentro do Projeto de Cisterna nas Escolas. O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais que cuidam de uma parte muito importante na escola e fundamental no desenvolvimento do projeto: a água e a merenda escolar. Ao todo foram beneficiadas cerca de quinze escolas da zona rural do município, que receberão uma Cisterna com capacidade para armazenar 52 mil litros de água.

Na ocasião, alguns temas relacionados com a convivência com o semiárido, as tecnologias sociais, as doenças que podem ser transmitidas pela água e pelos alimentos, além dos cuidados com a cisterna foram tratados no curso. O Secretário de Educação do município, Caubi Torres, também participou de um dos momentos da formação e ressaltou a importância do projeto para a permanência e continuidade das escolas da comunidade rural.

As merendeiras e auxiliares de serviços gerais foram bastante participativos no curso e puderam compartilhar entre si suas experiências profissionais e os principais desafios que eles enfrentam diariamente em relação à escassez da água. 

De acordo com o facilitador do curso, Adriano Oliveira, a oficina foi bastante proveitosa, pois, atingiu todas as expectativas, promovendo o debate, a interação e o envolvimento dos participantes. “Eles assumiram junto conosco o compromisso e a responsabilidade de construir esse projeto. É importante quando eles se sentem parte do processo porque assim nós podemos lutar de fato pela democratização da água”, afirmou.

O Projeto

O Projeto Cisterna nas Escolas está sendo executado pelo Centro Terra Viva e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Suas ações fazem parte do programa de convivência com o semiárido da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

O projeto prevê a construção de 83 cisternas de 52 mil litros em dez municípios localizados entre as regiões do Médio e Alto Oeste Potiguar como: Felipe Guerra, Apodi, Severiano Melo, Caraúbas, Campo Grande, Janduís, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Patu e Antônio Martins. Até janeiro, os municípios de Umarizal, Olho D’água do Borges e Upanema também devem ser inclusos, totalizando treze cidades.

Além da construção da cisterna, outro grande desafio do projeto é o de capacitar os profissionais que trabalham nas escolas rurais como merendeiras, auxiliares e professores (as) para fazer uma reflexão sobre o tipo de educação existente nessas escolas. Até novembro, mais de 300 profissionais devem ser capacitados pelo projeto nos cursos de GRHE e Educação contextualizada, com foco para uma educação mais adaptada ao contexto do semiárido e das formas de convivência sustentável.

Para a coordenadora do projeto, Cláudia Mota, a escola é o ambiente mais importante da comunidade e o projeto possibilita trabalhar o tema da convivência com o semiárido de forma integrada com a escola, garantindo que a merenda seja feita com água de qualidade e conscientizando os profissionais através das formações o quão importantes são essas estratégias para se viver bem nessa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário