Os ministérios da
Educação e da Cultura divulgaram nesta quinta-feira, 13, a segunda relação de
escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio inovador selecionadas
para receber recursos do Programa Mais Cultura nas Escolas. A lista traz 447
unidades. Em janeiro, a Comissão Interministerial de Avaliação do programa
havia divulgado uma relação de 1001 escolas. A proposta do Mais Cultura é
investir R$ 100 milhões e atender projetos de cinco mil escolas neste ano. A
próxima lista será divulgada em março.
Ação conjunta do
MEC e do MinC, o programa Mais Cultura nas Escolas seleciona projetos criados
dentro de nove eixos temáticos. O objetivo é incentivar o diálogo entre as
linguagens artísticas e a diversidade cultural do país. Nesta primeira edição
do programa, as escolas concorrem ao repasse de recursos do Programa Dinheiro
Direto na Escola (PDDE), que varia de R$ 20 mil a R$ 22 mil. O valor por escola
é definido de acordo com o número de estudantes matriculados.
A repartição dos
recursos do PDDE, que serão liberados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da
Educação (FNDE), será feita de acordo com o número de matrículas registradas no
último censo escolar, conforme tabela.
Estudantes R$ para
custeio R$ para capital R$ por escola
Até 500 18.000,00
2.000,00 20.000,00
De 5001 a 1.000
18.500,00 2.500,00 21.000,00
Acima de 1.000
19.000,00 3.000,00 22.000,00
Eixos – No conjunto
dos nove eixos, a comissão de avaliação constatou que o eixo criação,
circulação e difusão da produção artística foi o mais trabalhado pelas escolas,
com 10.070 projetos inscritos; o segundo, cultura afro-brasileira, teve 3.937
projetos; o terceiro, promoção cultural e pedagógica em espaços culturais, com
2.890 inscrições. Os demais eixos são educação patrimonial, tradição oral,
cultura digital e comunicação, educação museal, culturas indígenas, residências
artísticas para pesquisa e experimentação nas escolas.
O programa tem
entre suas finalidades promover a circulação de cultura nas escolas, contribuir
para a formação de público no campo das artes, desenvolver uma agenda de
formação integral de crianças e jovens. As atividades poderão ser desenvolvidas
dentro ou fora das escolas, durante o ano letivo, por um período mínimo de seis
meses.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php
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