.status-msg-wrap{display: none;}

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Observatório do Crack participa de evento sobre enfrentamento às drogas

DivulgaçãoDivulgação
O Observatório do Crack participou do seminário A atuação do Ministério Público no enfrentamento às drogas, nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sede do Ministério Público do Estado do Paraná, em Curitiba.

Na abertura do evento, a procuradora-geral de Justiça em exercício, Samia Saad Gallotti Bonavides e a promotora de Justiça, Cristina Corso Ruaro lançaram o Projeto Semear de Enfrentamento ao Álcool, Crack e outras Drogas. O Projeto busca construir, de forma coletiva, diretrizes que resultem em políticas públicas de prevenção e de atendimento aos usuários de substâncias psicoativas.
De acordo com os idealizadores, o projeto pretende ainda estimular a formação da Rede de Serviços para o enfrentamento às drogas, e possibilitar o acesso de usuários identificados em processos de natureza criminal e cível às políticas públicas. De forma coletiva, há busca pela devida intervenção junto aos órgãos públicos e à comunidade, para a promoção de medidas que possam, concretamente, produzir resultados positivos à sociedade.
Debates do evento
Os palestrantes do evento falaram sobre importância em envolver a comunidade e de estabelecer parcerias, para que as ações tenham efetividade. Outro assunto abordado foi falta de preparo dos brasileiros ao falar sobre drogas, que segundo um dos palestrantes, é refletida na linguagem inadequada utilizada nos discursos que permeiam tanto as campanhas publicitárias quanto as notícias sobre o tema.

No encerramento do evento, dia 27, houve a discussão sobre as internações psiquiátricas a partir da perspectiva do Ministério Público, e a questão da judicialização da saúde no Brasil tornou-se evidente. Segundo o Ministério, somente no Estado do Paraná o judiciário interna três vezes mais que o Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário