.status-msg-wrap{display: none;}

domingo, 9 de março de 2014

Pesquisa aponta a TV como principal meio de comunicação e mostra a acessão da internet

SXC.huSXC.hu
Os meios de comunicação mais usados pelos brasileiros para se informar são a televisão, o rádio e a internet. Mas a vantagem da TV ainda é bem considerável, revela a Pesquisa Brasileira de Mídia, divulgada nesta sexta-feira, 7 de março, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Ao todo, 97% dos entrevistados afirmaram assistir televisão quando querem se informar. Outros 61% preteriram o rádio e 47% navegar na internet. Para 76,4% dos brasileiros, a televisão é o melhor meio de comunicação. Neste quesito a internet ficou em segundo lugar, com a predileção de 13,1% do público.
O destaque da pesquisa foram os dados sobre a internet, por ser o mais novo meio de comunicação entre os itens pesquisados. O meio está em acessão. Quase metade dos brasileiros se informa e usa a rede mundial de computadores. A pesquisa mostrou mais: o tempo médio de navegação é de três horas e 39 minutos contra as três horas e 29 minutos que os brasileiros passam em frente à televisão.
Outros resultados
No caso de outros meios de comunicação, os resultados são desanimadores. Um total de 75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem revista (qualquer tipo). Um pequeno porcentual (6%) declarou ler jornais diariamente. Mesmo com menor público, o jornal impresso é o veículo de maior credibilidade na opinião dos brasileiros.

A pesquisa ouviu quase 18 mil brasileiros no período entre 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. O questionário foi aplicado em todos os Estados da federação. Os resultados vão orientar as futuras políticas de comunicação do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário