.status-msg-wrap{display: none;}

sexta-feira, 6 de junho de 2014

PSV DA UERN PODE SER EXTINTO ATÉ JULHO


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoveu, na manhã de ontem, 3, no Auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF), a mesa-redonda com o tema ‘Enem/SiSU como forma de acesso aos cursos de graduação da Uern, uma alternativa para discutir o acesso dos estudantes aos cursos de graduação da instituição através do Exame Nacional do Ensino  Médio  e  Sistema de Educação Unificado (ENEM/SiSU).

Na oportunidade, o diretor da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Egberto Mesquita, explicou que o candidato realiza a prova do Enem e pode utilizar o seu resultado para a escolha da universidade que aderiu a esse sistema. “As universidades, por sua vez, assinam um termo eletrônico, que disponibiliza, a cada semestre, as vagas de sua instituição. Com sua pontuação, o aluno escolhe duas opções de curso em instituições distintas. Feito isso, ele terá, posteriormente, um resultado e verificará se a sua situação está de convocado ou se a segunda opção seria para convocá-lo posteriormente, no que chamamos de segunda chamada”, esclareceu Egberto Mesquita.

Para ele, “tecnicamente há uma melhor distribuição de vagas, porque o estudante tem acesso democrático às universidades, coisa que hoje, com aplicações de vestibulares isolados, fica muito mais restrito, pois o candidato tem que se deslocar para as cidades que são sedes de provas. Então, com o Enem você pode fazer a prova de sua própria cidade e escolher qualquer universidade do País. Isso faz com que o acesso às vagas seja ainda mais democrático”, reforçou.

Egberto Mesquita é enfático ao esclarecer que “o cidadão de Mossoró que quiser ir para qualquer outra cidade, pode escolher uma universidade mais próxima e se candidatar a uma vaga, utilizando sua pontuação no Enem. Todo mundo hoje faz Enem. Alguns que não obtinham êxito iam para vestibulares isolados, como o que nós fazíamos. Hoje, a tendência nacional certamente é a que vamos seguir”, frisou.

Uern se insere no contexto nacional

Egberto Mesquita ainda destacou que, apesar de tudo, existe certa resistência, externamente, quanto às mudanças que serão adotadas pela Uern.

“Alguns estudantes não encaram a condição de entrar na Universidade pelo Enem por meio do SiSU de forma positiva. Para eles, estamos retirando vagas. Pelo contrário, estamos democratizando ainda mais. O aluno alega que não está preparado, mas questionamos: preparado para o PSV e não para o Enem? O Enem hoje é um foco nacional… Diga-se de passagem, é a tendência nacional. Hoje, a Uern se encontra isolada nesse sentido”, falou.

O debate contou com a participação de representantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O novo sistema, de acordo com Egberto Mesquita, passará pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ainda em julho. “O colegiado, até início de julho, possivelmente já terá votado por isso. A tendência é que seja consolidado. Compete ao Consepe dar a última palavra acerca dessa decisão”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário